Como Virar um DJ em 8 Passos

Se você é um amante da música, certamente já tenha parado para se perguntar ou pesquisar a respeito de como virar um DJ.

Desse modo, não à toa que os cursos de DJ online a cada dia vêm sendo mais procurado na internet, uma vez que muitas pessoas sonham em ser um profissional da música.

No entanto, você sabe aos passos certos para se tornar um? Esse é uma das primeiras e principais coisas para se tornar um DJ profissional e de renome.

Se a sua resposta para pergunta anterior for não, fique tranquilo, pois chegou no local certo.

Portanto, nesse artigo, citaremos todos os 8 passos de como virar um DJ profissional, e assim começar a introduzir a sua carreira.

Como virar um DJ em somente 8 passos

A música é uma arte que inspira e acaba mexendo bastante com a emoção das pessoas, por isso não é à toa que muitos queiram virar DJ.

Seja pelo salário, que inicialmente pode passar dos 2 mil reais (divulgação do site Salário) ou simplesmente como um hobbie, por amar a música, como a maioria dos casos.

Contudo, apesar da profissão DJ parecer ser bem liberal e sem muita dedicação, por que afinal é só música, quem deseja começar no ramo de DJ precisa sim se comprometer com o trabalho e se esforçar como em qualquer outro emprego.

Portanto, se pretende começar a carreira de DJ, você precisa seguir os passos da lista abaixo que explicam como virar um DJ.

como se tornar um DJ

1. Ouça

Antes de qualquer coisa, para começar nessa carreira é necessário que você saiba ouvir músicas de todos os cantores e estilos possíveis.

Dessa forma, sempre procure ouvir sets, mixes e faixas de outros DJs, músicas no YouTube e em outras plataformas de música.

Uma dica essencial é ir em shows de outros DJs.

Assim, já no show procure sentir a música e preste atenção em como quem está tocando monta o seu set, que é a uma lista que mostra a ordem das músicas dos shows.

Contudo, com todo esse processo você vai adquirir um gosto para qual tipo de música você prefere e então a partir daí irá conseguir definir o seu estilo ou estilos de música que vão tocar nos seus shows.

Dessa forma, não tenha pressa para entender o seu estilo musical dentre tantos que existem como House, Electro, Trap, Pop, Funk, Forró e outros.

Afinal, depois de um certo tempo você vai acabar identificando qual se encaixa mais com você.

2. Compre equipamento e o software

Sem o software e os equipamentos, fica muito difícil conseguir trabalhar como um DJ, não é mesmo?

Então, como o segundo passo mais importante de como virar um Dj é comprar todo o material necessário de hardware e software.

Aliás, uma dica de softwares para edição e produção musical são os programas Ableton, Traktor e Serato Dj.

Além disso, depois de escolher qual programa vai usar, você precisa comprar um equipamento para mixar.

Inclusive, não precisa ter um material tão complexo no início da carreira, apenas um que sirva para você praticar. O DJM-850 da Pioneer e o DN-X16 da Denon são algumas opções para começar.

Assim, com software e equipamento comprado, teste tudo para ver como funciona.

Por fim, procure mexer e testar todas as ferramentas do seu mixer, e entenda mais sobre a versão de software que você comprou.

3. Saiba a importância de abrir uma pista

Na primeira vez que for tocar e o dono da festa colocar você para abrir o show, prevalente você vai achar mil coisas, é uma delas é pensar que o dono tá querendo fazer você passar vergonha.

Mas, ao contrário do que irá pensar, abrir a pista de dança ou dar início a um show é um baita empurrão para você ter a oportunidade de se destacar para o público.

Portanto, ao iniciar a carreira de Dj sempre treine para o dia em que alguém lhe coloque para abrir a pista.

Assim, no dia aproveite a pista vazia para tocar suas melhores faixas e conquiste o público.

Isso é um dos passos principais, principalmente para você que é um DJ ainda em começo de carreira.

4. Inscreva-se num curso

De início só é necessário que você entenda o básico de tudo, como brincar com o software, assistir tutorias para saber algumas coisas, ouvir outros DJs e organizar suas faixas.

Porém, em algum momento do seu trabalho você vai precisar ter um conhecimento a mais, e você mesmo vai querer fazer as coisas mais complexas.

Contudo, para estar em um nível mais profissional é uma boa que você faça um curso profissionalizante ou de acordo com o que você deseja melhorar.

Logo, você pode encontrar esses cursos na maioria das grandes cidades, faculdades ou escolas de música.

Mas, se mesmo assim encontrar falta de opção do curso que deseja ou qualquer outro, nada que não tenha na internet, onde você os encontra online.

5. Grava um mix

Logo quanto estiver familiarizado com o software, equipamentos, e se sentir pronto e confiante, estará na hora de gravar seu próprio mix de músicas.

Por isso, se tiver seguido o primeiro passo desse artigo e ter escutado os mixes de outros DJs, você já tem uma pequena ideia de como criar o seu.

Além disso, após gravar seu mix você pode utilizar programas como Ableton ou Logic para capturá-lo e depois você o compartilha nas suas redes sociais, no Soundcloud ou Mixcloud.

Dessa forma, esse seu mix pode acabar virando seu “demo”, que é uma demonstração da sua série de músicas, para apresentar seu talento para organizadores de eventos que se gostarem podem lhe chamar para um show ou festa em baladas.

6. Entra em campo

Esse passo para como virar um Dj é de fato o objetivo de quem quer ingressar na carreira.

Assim, a melhor maneira de começar a tocar seria em pequenas festas de amigos ou familiares, para ir se acostumando.

Além disso, você também precisa conhecer os públicos de outros DJs, indo para festas e baladas onde tocam vários DJs.

Inclusive, uma forma de ir se encontrando lugares para tocar é entrar em contato diretamente com os donos de onde você deseja tocar.

Logo, você se oferece para tocar em um dia comum só para ver se o público gosta, onde caso gostar, te contratarão mais vezes.

7. Consistência e paciência

Agora que você já tem um devido aperfeiçoamento, tem seus mixes próprios e toca ao vivo, oficialmente já pode se declarar um Dj.

Portanto, ninguém é um Dj de qualidade sem consistência.

Ou seja, não adianta nada ter um bom público, ser um ótimo Dj e não ter uma rotina definida de shows e baladas onde irá tocar.

Como por exemplo, você pode colocar uma meta de tocar em determinada festa ao lado de outros DJs até uma certa data, ou colocar como meta tocar em pelo menos 3 shows dentro de 1 mês.

Por fim, crie um nome que defina você para se espalhar dentro da comunidade de DJs, promotores e donos de baladas e bares.

E continue construindo e ampliando seu currículo, sempre com muita paciência e nunca deixando de inovar.

8. Estabeleça contato com eventos e patrocinadores

Por fim, e um dos últimos passos que você deve focar na sua carreira como DJ, é começar a levar uma vida totalmente profissional.

Desse modo, após seguir os passos anteriores, você vai estar pronto para começar os seus eventos, onde será iniciado o processo de contato.

Nesse sentido, é essencial que você comece a estabelecer contato com eventos e patrocinadores na busca de adquirir Jobs.

A medida com que o tempo for passando, quanto mais bem feito, e mais animador você for, maior será o conhecimento, e os eventos quem irão lhe procurar.

Basicamente, sua carreira oficial já vai estar iniciada, e assim basta você seguir espalhando o som pelo país e mundo.

Considerações finais

Se você procura como virar um DJ, saiba que não é fácil, mas é uma profissão bastante gratificante, principalmente para os amantes da música.

Então, após conferir esses passos, o que você achou do processo para se tornar um DJ?